A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

segunda-feira, 16 de março de 2015

BRASILEIROS NO EXTERIOR PROTESTAM CONTRA O GOVERNO E A CORRUPÇÃO




G1 FANTÁSTICO Edição do dia 15/03/2015

Brasileiros no exterior fazem protestos contra o governo e a corrupção. Londres, Lisboa, Buenos Aires e Nova York tiveram protestos de brasileiros que vivem no exterior.





Em um dia frio e de chuva, em Londres, cerca de 70 pessoas se reuniram em frente à Embaixada brasileira. Havia muitas bandeiras do Brasil, balões e roupas verde e amarelas. Os manifestantes cantaram o hino nacional e carregaram cartazes em português e em inglês, contra a corrupção e contra o governo, como um que dizia que "Patriotismo é ficar ao lado do país, não dá presidente".

Em Lisboa, cerca de 50 brasileiros se reuniram na Praça Luís de Camões, uma das principais regiões turísticas da capital portuguesa. Muitos pintaram o rosto de verde e amarelo, bateram panelas e também cantaram o hino nacional. O protesto pediu o fim da corrupção.

“Não importa onde a gente more, onde a gente esteja, nosso coração é brasileiro e a gente está junto com o Brasil desde sempre”, diz uma mulher.

Em Buenos Aires, a concentração começou no início da tarde em frente ao obelisco, na região central da cidade. O protesto contra o governo e contra a corrupção reuniu cerca de 70 brasileiros, entre turistas e residentes na Argentina. Os manifestantes caminharam até a embaixada do Brasil. A polícia acompanhou de longe só para evitar que a manifestação atrapalhasse o trânsito.

Em Nova York, o protesto foi na Union Square, um tradicional ponto de manifestações. Eles pedem o fim da corrupção e mudanças no governo. Com cartazes em inglês e português, os manifestantes defenderam o fim da mentira e fizeram gestos de rendição. Eram cerca de 100 pessoas, imigrantes e turistas, que enfrentaram o frio de sete graus, e criticaram também os parlamentares. A maioria defendeu a saída da presidente Dilma Rousseff do governo. Houve bate-boca quando uma mulher e um homem contrários ao impeachment chegaram à manifestação. Depois da confusão, o protesto seguiu com o hino nacional e demonstrações de apoio ao Brasil.

Os protestos no Brasil tiveram grande repercussão na imprensa internacional.

O site do New York times disse que os brasileiros marcharam contra a economia em ritmo lento, o aumento dos preços e a corrupção - e pediram o impeachment da presidente Dilma.

O Washington Post destacou que houve manifestações em mais de 50 cidades e que um dos motivos era o esquema de corrupção na Petrobras, um dos maiores do país.

A britânica BBC estampou na primeira página que mais de um milhão de brasileiros participaram do protesto, pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O espanhol El País destacou, na edição digital, que a manifestação em São Paulo foi a maior desde a redemocratização do Brasil.

O argentino La Nación disse que os protestos são contra o governo da presidente Dilma, por causa dos escândalos na Petrobras e da desvalorização de quase 30% do real frente ao dólar.

Nenhum comentário: