A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

sexta-feira, 13 de março de 2015

BOATARIA CRIMINOSA



DIÁRIO GAÚCHO 12/03/2015 | 18h33


Opinião




Antônio Carlos Macedo




O momento de tensão política vivido pelo Brasil serve de terreno fértil para a disseminação de boatos criminosos, que buscar instalar pânico entre as pessoas. Nesta quinta-feira, nossa redação recebeu vários telefonemas de leitores assustados com mensagens de áudio que receberam via WhatsApp. Nelas, desconhecidos recomendam armazenar comida e combustível porque o caos será instalado no país. "Na floresta amazônica, descobriram guerrilheiros com 20 mil armas", diz a voz de uma mulher. "Se eles tem isso lá, imaginem o resto", acrescentou, justificando que foi avisada por uma amiga que tem um tio que é tenente da inteligência do Exército. Suas "informações privilegiadas" também apontariam para um possível confisco da poupança. Em outra dessas mensagens, um homem com sotaque carioca se identifica como o ex-soldado Carvalhal, agora sargento Ferreira. Ele também recomenda guardar mantimentos para se garantir diante uma intervenção federal apoiada por "países vizinhos a favor do comunismo que desejam implantar no Brasil". Segundo ele, "tropas inimigas" já estariam aquarteladas em território nacional.


Amigos, por favor, não se deixem enganar. É tudo mentira. Invenção de irresponsáveis interessados apenas em gerar medo e instabilidade. Coisa de incendiário disposto a ver o circo pegar fogo. Não acredite nesse tipo de coisa. Não há motivos para estocar comida ou combustível. Não há razão para tirar dinheiro do banco. Mantenha a calma e ignore a boataria. Continua agindo normalmente. Na dúvida, procure orientação apenas em fontes de reconhecida credibilidade. E, por favor, evite repassar essas bobagens para parentes e amigos. Não sirva de inocente útil para cretinos. É tudo o que eles desejam.


 Colunista do Diário Gaúcho escreve sobre a onda de boatos que circulou nesta quinta-feira nas redes sociais

Nenhum comentário: