A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

PASSE LIVRE

ZERO HORA 15 de julho de 2013 | N° 17492


Renato Silvano Pulz*


Desde as primeiras manifestações populares muito já se falou sobre o fenômeno social e político. Todavia, afirmar que os manifestantes não sabem o que querem é tentar esvaziar o movimento. Um movimento que denuncia insatisfação e contrariedade contra um sistema que beneficia uns poucos e ilude a muitos. Se há muitas reivindicações é porque muitas são as carências. Em um cartaz que fotografei, em uma passeata, lia-se: Minha lista de reclamações não cabe neste cartaz. As várias pautas dizem respeito a uma coisa só, a falta de ética.

O que a população deseja é uma mudança de comportamento da classe política e daqueles que ocupam o poder público. Pois quando se reclama de 20 centavos, a crítica se dá pela falta de transparência da relação entre o público e o privado. Quando se grita pelos mínimos investimentos na educação e na saúde, é porque, a toda hora, se percebe recursos públicos desviados, destas áreas que deveriam ser prioridade de qualquer governo.

Por óbvio que uma mudança de atitude deve alcançar a todos e refletir uma nova consciência, um pensar coletivo, de que nossas ações refletem no cotidiano e na vida das outras pessoas. Há muito se faz alusão a um estilo de vida individualista em que cada um se preocupa com o próprio umbigo. É, pois, o que experimentamos, hoje, na política. Àqueles que foram eleitos para nos representar acabam por pensar nos seus interesses e desconsideram os reais motivos por que estão ocupando tão relevante função.

Mas, nessas discussões, confesso que senti falta das palavras meio ambiente, natureza ou ecologia. Em tempos de irregularidades em licenças ambientais, destruição de margens de rios, setores agropecuários ditando regras no Congresso, resoluções que, praticamente, legalizam o tráfico de animais silvestres, construções de hidrelétricas sem estudos de impacto ambiental etc. Lembro que passe livre de verdade é aquele que garante um futuro para nossos filhos.

Do rescaldo do que está acontecendo, e que ninguém sabe aonde vai dar, torcemos para que fique o espírito crítico e a capacidade de indignação com a injustiça e a corrupção. Que o Dia Nacional de Lutas seja um marco inicial de uma nova história. Pois, até para quem não é um grande observador, salta aos olhos que o novo milênio começa com movimentos populares, apesar das diferentes motivações. Podemos ainda não ter o diagnóstico, mas temos um sintoma, indicando que algo está errado.

*PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Nenhum comentário: