A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

sábado, 13 de julho de 2013

EXPLICAR O QUÊ?

ZERO HORA CULTURA - 13 de julho de 2013 | N° 17490

VOZ DAS RUAS. Movimentos atuais desafiam hipóteses fáceis

CARLOS AYRES BRITTO*


Esses movimentos de rua que aí estão colocam em saia justa não só as autoridades públicas. Eles também aturdem a inteligência analítica ou puramente intelectual dos homens de Ciência. Inteligência que tudo quer apreender para tudo descrever, conceituar, explicar por um modo exclusivamente racional. Que é o modo pelo qual atua a mente humana, essa matriz de todo pensamento que se pretenda puro; ou seja, investigativo, metódico, reflexivo e demonstrativo. Como se o nosso quociente intelectual não fosse limitado no plano do conhecimento das coisas externas e também internas ao ser humano. Como se fosse possível dar um passo maior que a perna, nesse território do entendimento apenas cartesiano das coisas.

Tal categoria de analistas experimenta muita dificuldade para lidar com o incognoscível; ou seja, com os objetos, fatos, eventos, fenômenos, em suma, que já fazem parte de um terceiro estado de realidade: o mistério. Estado de mistério que se coloca, naturalmente, ao lado do estado das coisas já conhecidas e daquelas cognoscíveis. Estas últimas ainda desconhecidas, claro, porém que não perdem por esperar: mais cedo ou mais tarde serão apanhadas pela rede de arrasto da ciência e da tecnologia humanas.

Complemento o juízo: as coisas já conhecidas e aquelas passíveis de conhecimento têm um ponto de identidade. Esse ponto de identidade está em que ambas são suscetíveis de uma conceituação genérica. O conceito em abstrato ou a pura teorização a dar conta da tipologia do objeto sobre o qual incide. É dizer, então: as coisas já conhecidas e aquelas que um dia se tornarão conhecidas (seu conhecimento é uma questão de tempo) se abrem para um tipo de conceito-padrão porque se exteriorizam por uma forma que também tem na padronização a sua característica central. Uma só forma, em linhas gerais, a recobrir qualquer das suas tópicas manifestações. É o que se dá, por ilustração, com o fogo, o ar, a água, a terra, a luz; com o embrião, o feto, a criança, o adolescente, o jovem, o adulto, o idoso; com a moral, a religião, a etiqueta, os usos e costumes, o Direito; com a bondade, a verdade, a beleza, a compaixão e outras categorias mentais suscetíveis de classificação por tipo, gênero, espécie, em síntese.

Ora, não é isso o que sucede com as coisas incognoscíveis. Estas já se alocam na imprecisa esfera do mistério, porque insubmissas a uma classificação tipológica ou padronizada. Não se encaixam num único molde para todo e qualquer aspecto da sua pontual manifestação. Numa frase, por maior que seja o número das suas empíricas ocorrências, as coisas ditas incognoscíveis não se prestam para generalizações teóricas ou antecipada classificação metódica. Logo, são abstratamente informes. Inconceituáveis em bloco ou aprioristicamente indescritíveis. Inexplicáveis no plano da pura racionalidade, pois, sendo informes em tese, podem, todavia, assumir qualquer forma em concreto. Equivale a dizer, num aparente paradoxo: o genericamente informe é o que se abre para toda e qualquer forma em concreto. Caso da justiça, do amor, da eternidade, do nacionalismo (“As nações são mistérios. Cada uma delas é um mundo todo à parte”, versejou Fernando Pessoa) e do próprio Deus. O único modo de conhecê-las é sendo o que elas são, dizem as mais antigas escrituras sagradas hindus, conhecidas como Upanishades. Existem, sim, porém como realidades aprioristicamente indescritíveis, na medida em que não se deixam aprisionar no cubículo dos conceitos adrede elaborados. Donde estes versos já antigos, da minha própria autoria: “A razão problematiza Deus, mas não consegue dar conta do tema. Como pode a razão dar conta do tema, se em matéria de Deus a razão é que é o problema?”.

Pronto! É o que penso estar a acontecer com os movimentos populares dos dias presentes. São grandes demais, surpreendentes demais, entusiasmados demais, abertos demais, intuitivos e instigantes demais para que deles se possa dizer algo que ultrapasse o mero comentário. Que vá além da simples e precária opinião subjetiva, sem outro calço que não seja o corriqueiro “data vênia de entendimento contrário”. Eles não guardam a memória de qualquer anterior movimento de massa e por isso é que chegam às vias públicas assim como quem tritura farelos de estrelas nas mãos consteladas. Desacumulados de tudo que é passado para criar a totalidade do espaço de que o virginalmente novo precisa para se factualizar sem contaminação. Veja-se: irrompem em plena democracia como efeito e expressão da vitalidade que só ela tem, e não para trazer de volta regimes de exceção, pouco importando se militares ou então de natureza civil; assumem-se como uma instituição social em si mesmos, tão espontânea quanto informalmente, mas não querem se substituir às instituições oficiais (querem, sim, convocar tais instituições chapa-branca para um repensar acerca do emperramento das respectivas juntas); não são aparelhados por quem quer que seja e também não aparelham ninguém; não têm o menor receio de desagradar gregos e troianos e também não se preocupam em sair bem na fita; expõem com a luminosidade do sol do Nordeste a pino a verdade de que a hediondez da corrupção é a principal responsável pela tragédia da renitente pobreza da maioria do povo; não portam consigo o mais leve ranço de pauta corporativa, mas, ao contrário, se apresentam como uma agenda propositiva para o Brasil (Marina Silva é quem o diz) e quiçá para uma nova e mais humanizada concepção de mundo. Mas uma nova e mais humanizada agenda que se vai encorpando a cada manifestação, na clarividência de que a travessia em si é também um ser, um ente, um espírito do tempo que sai à cata dos seus mais arejados contornos, embora debaixo de todos os riscos. Travessia que não pode deixar de ser feita, contudo, sob pena de o país ficar à margem de si mesmo por um tempo ainda mais perigosamente alongado.

Enfim, esses movimentos de rua que aí estão entram pelos nossos olhos com o grave e ao mesmo tempo alvissareiro aviso de que a hora é de fazer destino. Hora em que se busca não simplesmente protestar, porque o simples protesto pressupõe algo preexistente como referência central. O passado como espelho da reação coletivamente empreendida, ainda que na perspectiva do estilhaçamento dele. Agora, não! Agora o que se busca é algo ainda inexistente, porém tão intuitivamente alentador quanto aquela presciência de que deu conta Bernard Shaw com a sentença oracular de que: “Vocês sonham com coisas que existem e se perguntam por que. Eu sonho com coisas que não existem e me pergunto: por que não?”. Este o meu comentário. Não a minha explicação, de todo temerária. Um comentário de quem tateia as coisas ainda imersas em névoa e só apreendidas assim por vislumbres. Imaginação. Rudimentos de insights, na melhor das suposições. Um singelo comentário de quem aprendeu com os grilos, não com os homens, que vale a pena roer a casca da noite para tentar chegar ao branco miolo do dia. Que não é diferente da percepção de que Deus fecunda a madrugada para o parto diário do Sol.

*Ministro aposentado e ex-presidente do STF, é poeta e doutor em Direito Constitucional pela PUC de São Paulo

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