A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

domingo, 23 de junho de 2013

MANIFESTANTES ENTRAM EM CONFRONTO COM A PM EM BH


Mais de 66 mil pessoas seguiram em passeata até o Mineirão, que recebeu o jogo México x Japão

Ao menos 15 pessoas ficaram feridas durante o protesto



EZEQUIEL FAGUNDES E G1
O GLOBO
Atualizado:22/06/13 - 19h37

Manifestantes se concentram na Praça Sete, em Belo Horizonte Reprodução TV


BELO HORIZONTE E SALVADOR — Manifestações na tarde deste sábado nas cidades que receberam jogos da Copa das Confederações já deixaram 15 feridos e seis detidos em Belo Horizonte (MG) e em Salvador (BA). Na capital mineira, o protesto reuniu cerca de 66,5 mil pessoas e foi o mais tenso do dia. Um jovem de 16 anos caiu do viaduto José de Alencar e está com suspeita de traumatismo craniano.


Um grupo de manifestantes entrou em confronto com a Tropa de Choque da PM miniera na Avenida Abraão Caram, perto do estádio do Mineirão, onde jogaram México e Japão pela Copa das Confederações. A confusão começou depois que parte dos manifestantes tentou furar o bloqueio, jogando pedras contra os policiais. Os agentes revidaram com bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta. Um carro foi incendiado e vândalos invadiram a garagem da Universidade Federal de Minas (UFMG), destruindo veículos estacionados no local.

Cinco policiais militares, seis manifestantes — um deles uma jovem atingida na cabeça — e um repórter fotográfico ficaram feridos. A concentração do protesto foi na Praça Sete, no Centro da cidade, e a maioria dos manifestantes participou do protesto de forma pacífica. Até o momento uma pessoa foi presa.

Em Salvador, na Bahia, manifestantes enfrentaram a polícia perto da Arena Fonte Nova durante o jogo Brasil e Itália. A PM atirou com balas de borracha e usou bombas de gás lacrimogêneo após um manifestante ter disparado um rojão. A confusão teria começado depois que um manifestante disparou um rojão contra a barreira criada pela tropa de choque da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe). Não há informações de feridos.

Protesto em Minas teve início na Praça Sete

Cerca de 15 mil pessoas saíram em passeata da Praça Sete, em Belo Horizonte (MG) até o estádio. Os manifestantes protestavam contra os gastos públicos para a competição e melhorias na saúde e na educação. A Polícia Militar acompanhou o movimento desde a concentração. Em São Paulo, cerca de 30 mil pessoas ocupam a Avenida Paulista, em frente ao Masp, num protesto contra om projeto de emenda constitucional (PEC-37), que retira dos Ministérios Públicos (MPs) o poder de investigação

Pela manhã em Goiânia, aproximadamente 200 pessoas protestaram contra PEC 37, que restringe o poder do Ministério Público. Os manifestantes se reuniram na Praça Cívica, desceram a Avenida Goiás e se encaminharam em direção ao Lago das Rosas pela Avenida Anhanguera, onde o protesto foi encerrado por volta de 11h.

No Rio Grande do Sul, cerca de 30 mil pessoas se reuniram pela manhã na praça central de Santa Maria (RS) para protestar por melhores condições de vida e justiça para os responsáveis pelo incêndio da boate Kiss. Amigos e parentes das vítimas da tragédia participaram do ato. Em Uruguaiana, também no RS, manifestantes fecharam a Ponte Internacional, que liga o Brasil a Argentina. Segundo a Brigada Militar, cerca de três mil pessoas participaram do ato.

No Rio, manifestações estão marcadas em diversas partes da cidade. Na Zona Sul, um ato chamado "Passeata pacífica pelos direitos do cidadão" está previsto para às 16h no Largo do Machado e pretende seguir até o Palácio da Guanabara. Em Guaratiba, o ato "Todos contra o aumento da passagem" começou às 16h, na Avenida das Américas, número 34924. e interditou as pistas no sentido Zona Sul.

No Leblon, manifestantes mantêm o acampamento na Avenida Delfim Moreira, na altura da rua Aristides Espíndola, próximo à casa do governador Sergio Cabral. No Facebook, na página do evento intitulado "Ocupe Delfim Moreira", o grupo diz que pretende permanecer na via até segunda-feira, às 6h. Outras manifestaçõe podem acontecer nos bairros de Campo Grande e Bangu.

Curitiba contabiliza danos de R$ 1,5 milhões

A Prefeitura de Curitiba anunciou neste sábado que o prejuízo causado pelo vandalismo no protesto de ontem foi de R$ 1,5 milhão. Manifestantes e torcedores do Atlético Paranaense entraram em confronto. Um dos três grupos que se manifestavam na cidade se dirigia à Arena da Baixada quando encontrou cerca de 100 torcedores atleticanos, que os esperavam perto do estádio com paus, pedras e rojões. Mais de 15 mil foram às ruas, segundo a polícia.

Nenhum comentário: