A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quarta-feira, 27 de março de 2013

TUMULTO E VANDALISMO NO PROTESTO CONTRA AUMENTO DE PASSAGENS

ZERO HORA ONLINE 27/03/2013 | 20h03

Manifestantes protestam contra o aumento das passagens no centro de em Porto Alegre. Houve confronto entre os manifestantes e polícia


Prédio da prefeitura foi pichado com a inscrição "R$ 3,05 roubo"Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS
Letícia Costa


Em mais um dia de protestos contra o aumento das passagens de ônibus, usuários de transporte coletivo fizeram manifestação no centro da Capital. Há relatos de confusão entre policiais e manifestantes, que teriam jogado pedras contra a prefeitura. De acordo com agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), duas motos da Guarda Municipal foram derrubadas pelos manifestantes.


— Fomos informados de que manifestantes estariam invadindo a prefeitura e quebrando vidros com taquaras, pedras, bolas de gudes e frutas. Deslocamos o efetivo e tivemos de usar bombas de efeito moral — diz o major Luís Ulisses Rodrigues, subcomandante do 9º BPM.

Cerca de 30 policiais foram usados para conter os manifestantes. Uma pessoa foi presa pela Guarda Municipal. Há relato de feridos, mas a Brigada Militar não soube precisar o número exato. Até as 19h45min, nenhum ferido deu entrada no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS).

Nos arredores da prefeitura, há vidros quebrados e tinta foi jogada nas paredes do prédio, que foi pichado com a inscrição "R$ 3,05 é roubo". O secretário de governança Cezar Busatto foi atingido com tinta pelos manifestantes.


Secretário de Governança da Capital, Cezar Busatto foi atingido com tinta pelos manifestantes.
Foto: Eduardo Matos, Rádio Gaúcha

O protesto começou por volta das 18h30min, com concentração em frente à prefeitura. Depois, o grupo seguiu pela Avenida Borges de Medeiros e bloqueou a Avenida Salgado Filho nos dois sentidos.

Nenhum comentário: