A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PRESSÃO NACIONAL CONTRA RENAN

ZERO HORA 25 de fevereiro de 2013 | N° 17354

PRESSÃO NACIONAL

Novas manifestações pedem saída de senador




Brasília e outras capitais realizaram no final de semana novos protestos pedindo o afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Os movimentos têm em comum o fato de terem sido articulados via redes sociais. Em Brasília, cerca de 70 pessoas marcharam no sábado do Museu da República até o gramado do Congresso Nacional levando cartazes e faixas e gritando palavras de ordem.

Para o analista de sistemas brasiliense Rogério Salvia, 33 anos, um dos organizadores da manifestação e integrante do Movimento Contra a Corrupção do Distrito Federal, o quórum foi pequeno, mas demonstra que, aos poucos, os cidadãos estão abandonando o chamado “ativismo de sofá”, expressão utilizada para se referir a quem só protesta pela internet.

– A coisa está mudando, o pessoal está começando a sair do conforto de suas casas – opina.

Em São Paulo, a manifestação bloqueou no sábado parte da Avenida Paulista. Ontem, ocorreram protestos no Rio, em Belo Horizonte e em Florianópolis. Na capital catarinense, os manifestantes carregavam bandeiras do Brasil e cartazes de repúdio à corrupção e ao senador, alternando gritos de “Fora Renan” e “Ficha Limpa” com trechos do Hino Nacional. A caminhada durou pouco mais de meia hora.

Denúncia contra Calheiros será analisada pelo STF

Calheiros é acusado pela Procuradoria-Geral da República de ter praticado os crimes de peculato, falsidade ideológica e utilização de documentos falsos. A denúncia foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para que o senador passe a responder a processo, o STF ainda terá de analisar o conteúdo da denúncia e entender que existem indícios suficientes para a abertura da ação penal.

Nenhum comentário: