A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ARTE CONTRA A VIOLÊNCIA


PÁGINA 10 | ROSANE DE OLIVEIRA - zero hora 29/12/2011

Foi lançada ontem à tarde, na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre, a Rede Casas da Juventude. Crianças e adolescentes da ONG Canta Brasil dançaram e cantaram na presença do governador Tarso Genro e do secretário Fabiano Pereira, marcando o início da aproximação do Estado com jovens por meio do programa RS na Paz.

Com uma sede na Vila Gaúcha – que integra a Cruzeiro –, a Canta Brasil é uma das três ONGs que firmaram parceria com a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) para a implantação das Casas da Juventude.

Os espaços, destinados à convivência e atendimento de crianças e jovens, serão administrados também em parceria com a Associação Cristã de Moços (ACM), na Restinga, e com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente na Lomba do Pinheiro e Bom Jesus. Uma quinta casa vai funcionar no Rubem Berta.

Essas entidades já têm trabalhos sociais nos locais, e o Estado pretende ampliar a atuação, com oficinas de capacitação profissional, inserção produtiva, formação cultural, espaços de lazer e instalação da Justiça Restaurativa Juvenil, formando jovens para atuarem como mediadores de conflitos na própria comunidade.

Nenhum comentário: