A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A CORRUPÇÃO PRECISA SER ENFRENTADA


Simone Diefenthaeler Leite, Presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas - jornal do comercio, 17/11/2011

Em tempos não muito distantes, assistíamos um tanto quanto passivos às notícias referentes aos escândalos protagonizados por governantes não dignos do nosso voto. Com a ressalva de que não se deve generalizar a classe política, é possível afirmar, por outro lado, que sempre foi e é nesta área onde mais esteve notório o sentido da palavra corrupção. O avanço dos canais de comunicação, o acesso da população à mídia, o crescimento da participação de membros da comunidade em entidades representativas e um senso crescente na população brasileira de que é preciso dar um basta à corrupção existente em nosso País são pontos a serem comemorados. As entidades de classe, por sua vez, passaram a colocar este assunto como tema recorrente em suas reuniões, criando-se um movimento multiplicador que, acima de tudo, vem acompanhado por uma maior conscientização no sentido de lutar por severas punições aos corruptos. Muito já se avançou em nosso País e especialmente aqui no Rio Grande do Sul, tido como um dos estados que mais se preocupa quando o assunto é a malversação de recursos públicos.

Mas é preciso fazer mais. A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas está lançando, com o incentivo e parceria da Federasul, a campanha “Corrupção Zero – Lute por isto”, em que o objetivo principal é ampliar ainda mais o debate nas entidades representativas, despertando e ampliando o debate sobre este assunto. Embora não tenhamos a fórmula para acabar definitivamente com este problema, é inquestionável a afirmação de que punições rígidas a todos os envolvidos em corrupção, a cobrança da população junto aos órgãos competentes, como os Tribunais de Contas, as agências reguladoras, o Ministério Público e a Justiça em geral, entre outros, bem como o apoio irrestrito à liberdade de imprensa, são atitudes a serem cada vez mais amadurecidas e fortalecidas por nós. Estamos no caminho certo, mas precisamos ser mais incisivos, mais participativos e mais exigentes. Corrupção Zero, lute por isto.

Nenhum comentário: