A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

RONDA COMUNITÁRIA

Crime organizado e Reação Popular. Guatemala. Populares organizam rondas. Paz já! (em inglês)



A Guatemala, oficialmente República da Guatemala, é um país da América Central, limitado a oeste e a norte pelo México, a leste pelo Belize, pelo Golfo das Honduras e pelas Honduras e a sul por El Salvador e pelo Oceano Pacífico. Sua capital é a Cidade da Guatemala.

GUATEMALA PEDE AJUDA INTERNACIONAL EM LUTA CONTRA NARCOTRÁFICO

CIDADE DA GUATEMALA, 22 JUN (ANSA) - O ministro de Relações Exteriores da Guatemala, Haroldo Rodas, pediu hoje que a comunidade internacional dê apoio financeiro e técnico para a luta contra o narcotráfico e o crime organizado no país.

O anúncio foi feito durante uma reunião da Primeira Conferência Internacional da Segurança da América Central, realizada na capital guatemalteca, ocasião em que Rodas destacou que a integração regional está sendo ameaçada pelo crime.

Segundo ele, houve um retrocesso nos planos de desenvolvimento social e econômico nas nações centro-americanas.

O chanceler explicou que a estratégia acordada entre os presidentes da região é baseada em quatro eixos. O primeiro prevê o combate do crime com o fortalecimento das fronteiras e o segundo diz respeito à prevenção do crime com a redução do consumo de drogas.

O terceiro eixo trata da reabilitação e reinserção dos cidadãos por meio do fortalecimento dos sistemas penitenciários e o quarto remete à consolidação institucional tanto das estruturas de segurança como dos sistemas de Justiça.
O presidente da Guatemala, Álvaro Colom, por sua vez, ressaltou que o combate ao narcotráfico depende do controle do consumo de drogas, de armas e da manutenção dos recursos financeiros nestes países.

A Comissão Internacional Contra a Impunidade na Guatemala (CICIG), vinculada às Nações Unidas, fez um chamado no final de maio pedindo à população guatemalteca que lute para que o país não se converta em um "narcoestado".

A Guatemala é um dos países com maior índice de homicídios da América Latina e, somente em janeiro deste ano, registrou 1.157 mortes violentas. (ANSA)

Nenhum comentário: