A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

TUCANADA DO BEM - JOVENS PARTIDÁRIOS PROTESTAM CONTRA A CORRUPÇÃO

Jovens tucanos lavam calçada do Dnit em protesto contra a corrupção em Cuiaba - O GLOBO, 11/07/2011 às 18h43m; Anselmo Carvalho Pinto, especial para O Globo


CUIABÁ. Organizada pela ala jovem do PSDB, a lavagem da calçada do Departamento Nacional da Dnit em Mato Grosso reuniu um grupo de 15 pessoas, a maioria estudantes, nesta segunda-feira à tarde, em Cuiabá. Apesar da baixa adesão, os idealizadores avaliam que o ato conseguiu repercussão na internet.

- Isso aqui é um ato simbólico. A grande mobilização está acontecendo pelas mídias sociais - disse o vice-presidente do PSDB Jovem, Alexandre Santaella.

Com vassouras, sabão em pó e desinfetante, os manifestantes gritavam palavras de ordem contra o diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot, que foi afastado do cargo após denúncias de corrupção.

Os tucanos exibiram faixas com dizeres que faziam trocadilho com o nome do diretor-geral. "Sou pobre, mas meu dinheiro pagot o mensalão do PR", dizia uma delas. Dois vereadores do PSDB também participaram do ato.

Segundo o presidente do PSDB Jovem, Wladmir Colman, esta é apenas a primeira de uma série de mobilizações contra a corrupção.

- Já convidamos membros de outros partidos. Haverá outros atos", prometeu. O movimento foi intitulado "Tucanada do Bem".

Para impedir que manifestantes entrassem no órgão, o superintendente do Dnit, Nilton de Britto, homem de confiança de Pagot, ordenou que a entrada principal fosse trancada. Em entrevista coletiva, ele preferiu não polemizar com os manifestantes.

- Estamos em uma democracia. Protestar é um direito do cidadão. Todos são contra a corrupção. Eu também sou. Mas posso garantir que, aqui no Dnit de Mato Grosso, não existe corrupção - disse.

Britto afirmou não ter certeza de que Pagot será mesmo demitido ao final de suas férias, mas garantiu que, caso haja mudança, deixará o cargo à disposição do diretor-geral que vier a assumir.

Britto avaliou que as denúncias contra Pagot podem ter sido publicadas na imprensa por "interesses políticos", em razão da importância do cargo.

- É muito cobiçado - disse.

Por determinação do ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, o Dnit suspendeu uma licitação de R$ 357 milhões para obras viárias em Cuiabá, que compõem o projeto de Mobilidade Urbana da Copa do Mundo de 2014. Licitações de outras sete obras menores, totalizando R$ 100 milhões, também foram suspensas.

Nenhum comentário: