A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

SERVIDORES DO DNIT PROTESTAM CONTRA A CORRUPÇÃO

Manifestação. Servidores do Dnit fazem protesto em Brasília contra corrupção - O GLOBO, 13/07/2011 às 11h27m; Roberto Maltchik

BRASÍLIA - Um grupo de servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) faz nesta quarta-feira um protesto na sede do órgão. Eles seguirão até o Congresso Nacional, para pedir a apuração imediata de denúncia de corrupção e a punição dos envolvidos. O grupo afirma em nota que será "inócua" a substituição de dirigentes se não forem adotadas medidas para reestruturar e profissionalizar a gestão do departamento responsável pelas obras viárias federais no país.

De acordo com o dirigente do sindicato dos servidores do Dnit, João Bosco de Oliveira, os manifestantes não defendem ou acusam o diretor-geral afastado Luiz Antônio Pagot, que está em férias e presta depoimento na Câmara dos Deputados. Apesar de o diretor afastado ter negado as denúncias de corrupção, durante depoimento na terça-feira ao Senado , o governo já deixou claro que Pagot não deve retornar à função. Pagot foi um dos quatro afastados por Dilma , após a denúncia da revista "Veja" sobre um esquema de corrupção que incluía superfaturamento de obras e recebimento de propina por alguns funcionários do Ministério dos Transportes e de órgãos vinculados à Pasta. A denúncia culminou com a demissão do então ministro Alfredo Nascimento . A presidente nomeou na noite de segunda-feira o secretário-executivo Paulo Sérgio Passos para o lugar de Nascimento .

- Não somos contra nem a favor do Pagot. Pagot menos, Pagot mais, não muda nada. O que eu digo é que o Pagot tem uma dívida conosco. Há quatro anos, ele disse que faria um choque de gestão. Cadê o choque de gestão? Eu o questionei, e o Pagot me disse que não tem autonomia para fazer o choque de gestão - disse Bosco.

'Principal foco de corrupção está no preenchimento de postos estratégicos', diz nota
De acordo com o grupo, o principal foco de corrupção está no preenchimento dos postos estratégicos do órgão "por pessoas estranhas aos quadros da administração pública, sem concurso, por livre nomeação dos partidos que comandam o Ministério dos Transportes".

"Este DNA gerencial é sensível a várias enfermidades do caráter humano de todos os lugares e tempos, dentre eles o mais danoso: a corrupção!", afirma nota divulgada.

Além da reestrutura de gestão, os manifestantes reivindicam a realização de novos concursos públicos, nomeação dos aprovados, nomeação de servidores públicos para cargos de comando e aumento salarial aos servidores de carreira.

Na nota que foi encaminhada à direção do órgão, os manifestantes também criticaram a falta de recursos materiais para atender as crescentes demandas de trabalho e a falta de estrutura nas unidades locais em todo o território brasileiro. De acordo com Bosco, um dos maiores problemas é a forma pouco transparente como agem dentro do órgão os servidores terceirizados e os indicados pelas empreiteiras.

O grupo que se deslocará para o Congresso Nacional é formado por aproximadamente 50 pessoas. Elas devem fazer uma caminhada no Congresso, visitar comissões e depois farão uma avaliação dos resultados em reunião na sede do Dnit.

Nenhum comentário: