A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

sábado, 16 de julho de 2011

NA ESPANHA, UM APITO CORAJOSO CONTRA LADRÕES

SOPRO CORAJOSO. Apito é arma contra ladrões em Barcelona. Sozinha, Eliana Guerrero assusta batedores de carteira no metrô da capital da Catalunha - THE GUARDIAN, ZERO HORA 16/07/2011

Solitária e armada apenas com um apito e muita coragem, uma mulher incumbiu a si própria da tarefa de defender turistas de uma epidemia em Barcelona, na Espanha: os batedores de carteira. Eliana Guerrero ficou tão irritada com a maneira como os grupos de ladrões atuam livremente que passou a patrulhar o metrô por sua conta.

Ela sopra seu apito sempre que vê os ladrões, que atuam sobretudo em estações de metrô de grande movimento, incluindo a da Sagrada Família e a da Praça Catalunha. Também entrega panfletos advertindo sobre os criminosos.

– Eles normalmente correm quando escutam o apito. Às vezes me ameaçam e, na semana passada, um deles me agarrou e torceu meu dedo depois que impedi um furto – conta Eliana, que não tem treinamento ou autorização para a função, mas chegou a ser elogiada pela polícia espanhola.

Colombiana de 38 anos, ela mora na capital da Catalunha há 12. Começou sua campanha há três anos, depois de presenciar um ladrão roubar a bolsa de uma turista alemã, olhar dentro e jogá-la longe, quebrando vidros de insulina, apesar do apelo da vítima.

– Eu não podia acreditar no que ele fez. Por que alguém jogaria longe um remédio para diabetes? – pergunta ela.

Inicialmente, ela simplesmente seguia os batedores de carteira e gritava alto enquanto distribuía panfletos, impressos por ela mesma. Viu que não era suficiente para que a escutassem – e, então, comprou o apito:

– É o que realmente os afugenta. E também uma placa que eu seguro, para avisar, em quatro idiomas diferentes, que há batedores de carteira “trabalhando”.

Os ladrões se organizam em gangues, organizadas por turnos. Para Eliana, a lei espanhola é a responsável pela impunidade que desfrutam:

– Se eles roubam menos de 400 euros (R$ 891,1), recebem apenas uma pequena multa. E apenas se a vítima presta queixa. Por isso, escolhem roubar turistas – diz.

Colombiana se transformou em celebridade em Barcelona

Famílias com crianças pequenas, carrinhos de bebês ou malas são os alvos preferidos, diz Eliana. Os ladrões não apenas a ameaçaram, mas também tentaram comprar seu silêncio.

– Tenho muito cuidado com minha segurança e não falo para ninguém onde moro – afirma.

Eliana se transformou em uma celebridade em Barcelona e convidou o prefeito, Xavier Trias, para andar de metrô com ela:

– Políticos e juízes não usam o metrô, por isso não entendem o que acontece. Precisamos de mais policiais à paisana. Mas o que nós realmente precisamos mudar é a lei.

Nenhum comentário: